O tendão de aquiles, conhecido também como tendão calcâneo, é o tendão mais forte do corpo. Sua estrutura é composta por um tecido fibroso que liga os músculos da panturrilha até o calcanhar.
Embora seja o tendão mais forte do corpo, esse é também o mais vulnerável a lesões, as lesões que acometem o tendão calcâneo ou popularmente, como tendão de aquiles, são extremamente comuns na população geral.
Tipos de lesões
As lesões que afetam o tendão de aquiles podem ser classificadas em lesões totais e lesões parciais. Lesão total – na lesão total do tendão de Aquiles, os tecidos rompem de uma forma completa, ou seja, o tendão fica “separado” completamente.
Por sua vez, na lesão parcial o tendão não rompe completamente, ocorre apenas uma rotura incompleta. As roturas parciais podem variar bastante de gravidade de acordo com a extensão da lesão.
Tratamento de Tendão de Aquiles
O objetivo do tratamento é recuperar as funções perdidas com a lesão do tendão, visando devolver a funcionalidade da região e melhorar a mobilidade do paciente, entretanto, a escolha do tratamento depende do tipo de lesão e do perfil clínico do paciente, podendo ser feito através de fisioterapia e inversões cirúrgicas que visam unir o tecido rompido.
Em casos de lesões totais e mais severas, a indicação cirúrgica é o tratamento mais adequado, seguido de fisioterapia. Em casos de lesões parciais, o tratamento pode ser realizado através da imobilização da região e a utilização de medicamentos anti-inflamatórios que ajudam a diminuir a dor e o inchaço.