O pé chato é uma condição caracterizada pela diminuição ou falta de altura no arco plantar interno, que faz com que o pé fique completamente plano e encostado ao chão, ou seja, com a pisada para dentro. Em geral, é muito comum em crianças e não causa grandes prejuízos.
No entanto, o tratamento se torna necessário, caso a condição passe gerar calosidade dor, ou quando o quadro progride para condições como as coalizões tarsais, que consistem na fusão dos ossos do torso, formando uma barra óssea que pode prejudicar a articulação e o movimento, causando imensa dor.
O pé plano doloroso deve ser avaliado, classificado e adequadamente tratado.
Entre as formas de tratamento, podemos citar:
- Suportes ortopédicos como palmilhas ou botas podem ajudar a aliviar as dores. O médico pode indicar palmilhas personalizadas, que são feitas de acordo com o formato e tamanho de cada pé, reduzindo os sintomas da condição.
- Fisioterapia e exercícios direcionados ao fortalecimento da região, equilíbrio e movimento, evitando entorses e lesões e dando segurança para criança ou adulto que possui a condição.
- Controle do peso, visto que o excesso de peso pode afetar a posição dos pés e o equilíbrio, causando dores.
- Intervenção cirúrgica.
Tanto o diagnóstico quanto o tratamento do pé plano devem ser realizados pelo médico ortopedista em associação com o fisioterapeuta.