Lesões por movimentos repetitivos podem causar uma série de doenças que afetam os membros superiores e os dedos, causando dificuldade de movimentação, formigamento, fadiga muscular e dores na região.
Entre as doenças que os movimentos repetitivos podem causar, podemos citar a tendinite, tenossinovite, bursite, epicondilite, síndrome do túnel do carpo, dedo em gatilho, síndrome do desfiladeiro toracico e síndrome do pronador redondo.
Ou seja, os movimentos repetitivos podem causar tendinite, mas não são os únicos fatores de risco para doença e nem são suficientes para caracterizá-la.
A tendinite é uma inflamação que ocorre em tendões, podendo ocorrer em qualquer tendão do corpo, mas é mais frequente nos ombros, cotovelos, punhos e joelho, os principais fatores para o desenvolvimento de tendinite são falta de alongamento muscular, falta de condicionamento físico em geral, postura inadequada, carregar peso em excesso, doenças autoimunes, estresse e traumas que podem acometer a região.
Tanto o diagnóstico quanto o tratamento das lesões por movimento repetitivo e da tendinite, especificamente, devem ser feitos pelo médico ortopedista.
Em geral, o tratamento consiste na adequação dos movimentos que geram o problema e a prescrição de medicamentos que aliviam a dor e a inflamação.