O que é Halux rigidus ?
A artrose metatarsofalangeana do hállux rígidus é uma doença degenerativa da cartilagem articular de caráter progressivo, caracterizada pela limitação do arco de movimento articular, principalmente a extensão. É a forma mais comum da doença que afeta o dedão do pé e o tornozelo e acomete cerca de 2,5% das pessoas ao redor do mundo, principalmente mulheres na faixa etária dos 50 anos.
Causas Halux rigidus
As principais causas relacionadas à doença estão associadas a traumas locais de diversas intensidades e proporções como:
- Sequelas de fraturas ou luxações
- Joanetes com deformidades grosseiras
- Hipermobilidade do primeiro raio
- Pé chato ou cavo acentuado
Sintomas Halux rigidus
Os principais sintomas da doença estão relacionados a degeneração da cartilagem que provoca inflamação e sintomas latentes como:
- Dor ao mobilizar o hálux (dedão do pé)
- Edema (Inchaço)
- Volume ósseo na parte de cima do pé
- Limitação da mobilidade do dedão
- Tinel ou sensação de choque ao tocar na região
Diagnóstico
O diagnóstico da doença está associado a avaliação clínica da região pelo médico ortopedista, assim como, a realização de exames de mobilidade e exames de imagem como radiografias e ressonâncias que demonstram as articulações de forma objetiva.
Tratamento
Existem diversas opções de tratamento para o controle da doença, que depende da intensidade do desgaste da articulação e do perfil de atividade do paciente. Entre os principais tratamentos, podemos citar:
- Infiltração articular
- Queilectomia
- Prótese articular
- Artrodese metatarsofalangeana