Apesar de terem nomes e até mesmo sintomas parecidos, a artrite e a artrose são questões distintas e devem ser tratadas como tal.
É comum confundir as duas, principalmente pelo fato de apresentarem sinais semelhantes, como dores nas articulações, desconfortos que pioram com esforço, inchaços, vermelhidão, calor e até mesmo rigidez nas articulações e diminuição da flexibilidade que pioram de acordo com o tempo.
Mas afinal, o que difere a artrite da artrose?
Artrite
A artrite é uma doença inflamatória autoimune que caracteriza a inflamação das articulações, possuindo mais de 200 tipos de classificações, sendo a reumatoide uma das mais conhecidas.
Ao causar essa inflamação, o atrito entre os ossos e as outras estruturas acabam aumentando, e em casos mais sérios, a inflamação desses tecidos podem refletir em sua degeneração, gerando um impacto muito nocivo para a saúde ortopédica, como deformidades e limitações de movimentos até então considerados simples.
Essa é uma questão que pode ser originada por doenças reumáticas, desequilíbrios e desvios posturais, excesso de peso, sedentarismo e o próprio envelhecimento, porém essas causas podem variar de acordo com o tipo de artrite em questão.
Em casos como esses, os tratamentos variam de acordo com o tipo e estágio da doença, podendo contar com o uso de anti-inflamatórios, sessões de fisioterapia para fortalecer a musculatura, exercícios posturais e, em último caso, cirurgia.
Artrose
Também conhecida como osteoartrite ou osteoartrose, a artrose é um problema caracterizado pelo desgaste da cartilagem das articulações, podendo até mesmo ser classificado como um tipo de artrite, já que esse desgaste mais acentuado é impulsionado pela inflamação causada pela doença, sendo uma degeneração crônica de uma cartilagem ou estrutura óssea.
A grosso modo, a artrose é o resultado de uma artrite que não foi tratada adequadamente. Enquanto a artrite é uma inflamação das articulações, a artrose é a degeneração delas, o que pode acabar por gerar problemas muito mais sérios dos que já citados.
No caso da artrose, contamos com medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios e fisioterapia, além de poder ser indicada uma artroscopia e outras medidas alternativas determinadas após uma boa avaliação profissional.