Se você está para realizar uma cirurgia no tornozelo, com certeza uma das dúvidas é saber em quanto tempo poderá voltar a andar normalmente. Essa é uma das regiões mais delicadas do corpo humano, o tornozelo é formado por três ossos:
- fíbula;
- tíbia;
- tálus.
Por ser uma região bem sensível, é preciso seguir com muitos cuidados para ter uma boa recuperação. A seguir, confira mais informações sobre como funciona a cirurgia de tornozelo e em quanto tempo o paciente pode voltar a andar normalmente.
Quando a cirurgia de tornozelo é indicada e como funciona?
Pessoas que sofrem alguma lesão ou fratura na articulação tíbio társica/tornozelo, podem precisar de uma cirurgia. Geralmente ela é indicada em casos em que ocorre uma entorse associada a uma fratura. A fratura do tornozelo pode acometer de um a três pilares do tornozelo. Os pilares do tornozelo são os maléolos.
O tratamento cirúrgico da fratura do tornozelo envolve a necessidade de reconstrução dos pilares estabilizadores do tornozelo e reconstrução da articulação do tornozelo. Esse procedimento necessita uso de placas e parafusos, dispositivos rígidos ou flexíveis para reconstrução da sindesmose, quando necessário; assim como, os ligamentos laterais e mediais.
Um dos procedimentos cirúrgicos utilizados no tornozelo, de modo adjuvante ao procedimento de osteossíntese, é a artroscopia. Essa cirurgia é realizada com a inserção de uma pequena câmera. Através dessa câmera, é possível avaliar por exemplo, no momento da cirurgia, a qualidade da redução (montagem/remontagem) da articulação. Dessa forma, através da ajuda tecnológica é possível garantir uma melhor montagem da articulação quebrada e tentar melhorar o prognóstico de reabilitação do paciente.
Cuidados durante a pós cirurgia
Após a cirurgia, o paciente precisa aguardar pelo menos 2 semanas para que os pontos cirúrgicos sejam retirados. Como parte da recuperação, também é necessário que o paciente utilize uma bota imobilizadora, isso visa manter o tornozelo com um alinhamento em neutro, prevenindo o encurtamento do tendão de Aquiles. A mobilidade articular pode ser estimulada no pós operatório imediato. Esse tipo de conduta objetiva diminuir a rigidez articular pós operatória. A carga, ou seja, a descarga de peso no tornozelo operado, em geral, é liberado após um período mínimo de seis semanas.
O acompanhamento médico é muito importante para a recuperação do paciente. Durante esse acompanhamento, exames podem ser realizados, como o raio x, para verificar sinais de consolidação óssea. Assim, pode ser indicada a reabilitação fisioterápica.
Em quanto o tempo o paciente volta a andar depois da cirurgia de tornozelo?
Embora todos queiram ter uma resposta exata, neste caso não é possível. Isso se deve porque a recuperação depende de cada paciente. Fatores como tipo de fratura, idade do paciente, modalidade cirúrgica utilizada, entre outros contribuem para a recuperação.
Em casos de pacientes jovens, como crianças, a recuperação tende a ser rápida, em média de 2 meses. Em idosos, é comum que a recuperação total leve até 1 ano. Pacientes que sofreram fraturas expostas ou em que os ossos se partiram em muitos fragmentos (fraturas cominutivas) podem levar anos para se recuperar totalmente.
Sendo assim, mesmo que não tenha um período exato de recuperação, é importante o paciente seguir todas as recomendações de cuidados. Assim, será possível ter uma recuperação mais rápida e eficiente.
Confira dicas para ter uma boa recuperação após a cirurgia de tornozelo
Veja algumas dicas simples que podem ajudar na recuperação após a cirurgia de tornozelo:
- Consuma alimentos anti-inflamatórios, como cebola, salmão, alho e atum;
- Evite esforço com o tornozelo;
- Use o gesso pelo tempo recomendado;
- Consuma vitamina C pois ajuda na regeneração dos tecidos;
- Siga uma dieta com alimentos ricos em cálcio, eles ajudam na cicatrização.